Tuesday, June 20, 2006

LISBOA



Cidade à beira mar pintada.
Cidade à beira mar, estendida.
Lisboa menina e moça, amada.
Cidade mulher da minha vida




8 litros de cerveja foi quanto eu e o Otto bebemos para ver o jogo inaugural do mundial. 3 autocarros perdi eu na manha seguinte para fazer a viagem Lisboa-Madrid. O pobre do Otto quer desafiar-me para um concurso de vodka, tss, tss, pobrecito.
Passando a Lisboa. Que é bonita, é. Poças, os miradouros, o rio, as ruas, as colinas, o castelo, a praia.
À uma musica de Gabriel Pensador que retrata bem o que me passou pela cabeça ao chegar a Lisboa e a fortiori(fica bonito uma plavra em latim) Portugal. Quando volta ao Brasil o dito cantor começa a elogiar as maravilhas daquele país, contudo passado um bocado aponta o revés da medalha.
As colinas sao bonitas nao sao? o pior é que para sair de minha casa ou subo ou desço e pobres pernas minhas como já sofriam ao ultimo dia implorando pela inclinaçao de Madrid.
Dei por mim sozinho numa rua inteira, tal já nao me passava há mais de dois meses (ultima visita a Lisboa), fenomeno impossivel em Madrid, onde quer que se esteja ha pessoas.

Insegurança. É impressionante a insegurança que se sente nas ruas. É grupos e grupos de jovens ( putos-charilas) que se dedicam exclusivamente a arranjar confusoes, fazer uns gamanços e partir uns quantos bens do dominio publico. Lisboa é insegura e só nao se apercebe disso quem anda de carro todos os dias, isto ja me tinha dito um fellow erasmus francês e com tristeza tenho de lhe dar razao.

O tuga é um cao esfomeado. É impressionante a falta de vergonha deste povo. Nao admira porquê as tugas sao tao fechadas. Nao pode ver uma babe começa a sair-lhe espuma pela boca.

O carro do bem. A quantidade de Mercedes, Bmws, Audis é impressionante, para um pais na cauda da Europa (benditos créditos). Vejo jovens com grandes carros e penso para mim "que imbecil, com o dinheiro daquele carro podia viver um ano em Barcelona e outro em Roma".

E o Metro hahahahahaha, como é possivel que nao haja uma estaçao de Metro na Graça, Campo de Ourique, Santos, Alcantara, Santa Apolonia, Campolide, Estrela, Sao Bento, Aeroporto...
Metro ridiculo indigno de uma capital europeia.

Sinceramente dá a impressao de uma cidade sem lei, assim um bocado selvagem onde todos pensam apenas em si proprios e que se fo.. o vizinho e o Estado.
Quando o meu irmao voltou de Londres disse que que em Lisboa há um sentimento de mafia, isto é que alguem come o bolo quase todo e deixa uma fatiazinha para os pequeninos.
Sexta-feira estava de volta a Madrid.
Nao sei como dar esta triste noticia à minha mae, mas nao me parece que va ficar em Lisboa nem a trabalhar nem a viver. Muito dificilmente fico na cidade sem lei.

Gostava de ser presidente da camara de Lisboa. Aumentava a rede de Metro de forma exponencial, impostos para andar dentro da cidade de carro (como em Londres ou Paris), criava um bilhete unico para todos os transportes (como em Madrid) cortava o Terreiro do paço ao transito fazendo aí muitas esplanadas (do genero Place Vendome em Paris), cortava as ruas paralelas da Avenida da Liberdade aumentando o passeio, metia as ruas ao mesmo nivel do passeio no Bairro Alto e em todas as ruas possiveis (ninguem pensa nos deficientes, velhinhas, gravidas etc), cortava o transito a muitos outros bairros (nisto andou acertado Santana Flopes), aproveitava a beira do rio Tejo, extinguia nao sei quantas empresas públicas (EPUL, EMEL, CHULELE, FILHOSDAPUTEL) colocava barreiras em todas as ruas para impedir o estacionamento ilicito. Atençao que estas medidas contra o transito seriam tomadas depois de se ter uma boa rede de transportes, e principalmente, PRINCIPALMENTE devolvia a cidade aos cidadaos tomando medidas agressivas (que teriam que ser concertadas com um gabinete juridico) de expropriaçao de casas em ruinas e desabitadas, como é possivel tanto e tanto prédio desabitado em Lisboa, em Paris resolveram o assunto criando um imposto especial para os donos de tal modo gravoso que inverteram a situaçao. Vem-me a ideia o principal tema de campanha do Carrilho " uma praça por cada bairro" mas em que planeta é que este crl vive, já para nao falar de Carmona Rodrigues " tuneis para a carola", nao sao tuneis que nos fazem falta mas antes casas, porque se as pessoas puderem comprar uma casa dentro de Lisboa, já nao vao precisar de usar os tuneis e assim ja nao sao precisos. Mais casas e menos tuneis.
Fica aqui o manifesto, vota pepe

1 Comments:

Blogger Javier said...

lol Pepe the mayor!!! hehe se fizesses isso tudo, podias contar com o meu voto! deves pensar q isso é tipo sim city nao? :PPP epah tirando os erros técnicos e urbanisticos (vou fazer exame de urbanismo pa semana lol) ,ha que admitir lisboa é realmente das cidades europeias mais bonitas! tem o rio, as esplanadas, os cafés,as pracas, uma vida nocturna mais ou menos, etc.. é pena é que aquilo que tenha de bom nao seja aproveitado, e o que tenha de mau nao seja corrigido.
É pena também a mentalidade dos tugas..eu sou portugues, apesar de n ter nascido ai sou-o e com orgulho, e assumo me como tal; mas com muita pena minha, olho aqui para os nossos amigos do lado (entenda-se espanhois), e desejava que os tugas pudessem seguir mais o seu exemplo.
mentalidade mais a frente, mais aberta, mais simpatia das pessoas, maior boa disposicao. É toda uma postura bem diferente da "tuga".
Se quisermos "ordem e progresso", é isso que este pais precisa..1º mudar a mentalidade, depois o resto..

10:43 AM  

Post a Comment

<< Home