Friday, June 30, 2006

CHUMBO


Chumbei à primeira cadeira
Para tudo ha uma primeira vez
Cheira a chumbo, cheira
E outra mais talvez




Ai está, em cinco anos de estudo chumbo a minha primeira cadeira. Quanto? 4.3, sendo que a positiva era 5 e o maximo 10. Nao sei ao que se deveu. De ter visitado Berlim, Barcelona, Valencia, sevilha, Granada e Lisboa no espaço de 2 meses ou de na ultima semana ter apanhado uma "borracheira" quarta, sexta, sabado, domingo e segunda. A de segunda-feira foi especial vieram os vizinhos de baixo tocar à porta, hihihihihi. Enfim deixo aqui noticia de primeira pagina PEPE CHUMBOU À sua primeira cadeira, a melhor parte é: que se joda. Nao estou preocupado, talvez seja o meu subconsciente a pregar-me partidas de modo a eu ficar mais algum tempo na dolce vita de estudiante. Ai erasmus, erasmus...
P.s. recebi um email para ir a uma entrevista no Deutsch Bank, antes do exame. Eu a trabalhar num banco para o resto da vida, hummmmmm...

Tuesday, June 20, 2006

FESTA DA ESPUMA

ESTE SABADO VAI HAVER UMA FESTA DA ESPUMA DE DESPEDIDA ERASMUS (roam-se de inveja)
Fica prometidas as fotos
LISBOA



Cidade à beira mar pintada.
Cidade à beira mar, estendida.
Lisboa menina e moça, amada.
Cidade mulher da minha vida




8 litros de cerveja foi quanto eu e o Otto bebemos para ver o jogo inaugural do mundial. 3 autocarros perdi eu na manha seguinte para fazer a viagem Lisboa-Madrid. O pobre do Otto quer desafiar-me para um concurso de vodka, tss, tss, pobrecito.
Passando a Lisboa. Que é bonita, é. Poças, os miradouros, o rio, as ruas, as colinas, o castelo, a praia.
À uma musica de Gabriel Pensador que retrata bem o que me passou pela cabeça ao chegar a Lisboa e a fortiori(fica bonito uma plavra em latim) Portugal. Quando volta ao Brasil o dito cantor começa a elogiar as maravilhas daquele país, contudo passado um bocado aponta o revés da medalha.
As colinas sao bonitas nao sao? o pior é que para sair de minha casa ou subo ou desço e pobres pernas minhas como já sofriam ao ultimo dia implorando pela inclinaçao de Madrid.
Dei por mim sozinho numa rua inteira, tal já nao me passava há mais de dois meses (ultima visita a Lisboa), fenomeno impossivel em Madrid, onde quer que se esteja ha pessoas.

Insegurança. É impressionante a insegurança que se sente nas ruas. É grupos e grupos de jovens ( putos-charilas) que se dedicam exclusivamente a arranjar confusoes, fazer uns gamanços e partir uns quantos bens do dominio publico. Lisboa é insegura e só nao se apercebe disso quem anda de carro todos os dias, isto ja me tinha dito um fellow erasmus francês e com tristeza tenho de lhe dar razao.

O tuga é um cao esfomeado. É impressionante a falta de vergonha deste povo. Nao admira porquê as tugas sao tao fechadas. Nao pode ver uma babe começa a sair-lhe espuma pela boca.

O carro do bem. A quantidade de Mercedes, Bmws, Audis é impressionante, para um pais na cauda da Europa (benditos créditos). Vejo jovens com grandes carros e penso para mim "que imbecil, com o dinheiro daquele carro podia viver um ano em Barcelona e outro em Roma".

E o Metro hahahahahaha, como é possivel que nao haja uma estaçao de Metro na Graça, Campo de Ourique, Santos, Alcantara, Santa Apolonia, Campolide, Estrela, Sao Bento, Aeroporto...
Metro ridiculo indigno de uma capital europeia.

Sinceramente dá a impressao de uma cidade sem lei, assim um bocado selvagem onde todos pensam apenas em si proprios e que se fo.. o vizinho e o Estado.
Quando o meu irmao voltou de Londres disse que que em Lisboa há um sentimento de mafia, isto é que alguem come o bolo quase todo e deixa uma fatiazinha para os pequeninos.
Sexta-feira estava de volta a Madrid.
Nao sei como dar esta triste noticia à minha mae, mas nao me parece que va ficar em Lisboa nem a trabalhar nem a viver. Muito dificilmente fico na cidade sem lei.

Gostava de ser presidente da camara de Lisboa. Aumentava a rede de Metro de forma exponencial, impostos para andar dentro da cidade de carro (como em Londres ou Paris), criava um bilhete unico para todos os transportes (como em Madrid) cortava o Terreiro do paço ao transito fazendo aí muitas esplanadas (do genero Place Vendome em Paris), cortava as ruas paralelas da Avenida da Liberdade aumentando o passeio, metia as ruas ao mesmo nivel do passeio no Bairro Alto e em todas as ruas possiveis (ninguem pensa nos deficientes, velhinhas, gravidas etc), cortava o transito a muitos outros bairros (nisto andou acertado Santana Flopes), aproveitava a beira do rio Tejo, extinguia nao sei quantas empresas públicas (EPUL, EMEL, CHULELE, FILHOSDAPUTEL) colocava barreiras em todas as ruas para impedir o estacionamento ilicito. Atençao que estas medidas contra o transito seriam tomadas depois de se ter uma boa rede de transportes, e principalmente, PRINCIPALMENTE devolvia a cidade aos cidadaos tomando medidas agressivas (que teriam que ser concertadas com um gabinete juridico) de expropriaçao de casas em ruinas e desabitadas, como é possivel tanto e tanto prédio desabitado em Lisboa, em Paris resolveram o assunto criando um imposto especial para os donos de tal modo gravoso que inverteram a situaçao. Vem-me a ideia o principal tema de campanha do Carrilho " uma praça por cada bairro" mas em que planeta é que este crl vive, já para nao falar de Carmona Rodrigues " tuneis para a carola", nao sao tuneis que nos fazem falta mas antes casas, porque se as pessoas puderem comprar uma casa dentro de Lisboa, já nao vao precisar de usar os tuneis e assim ja nao sao precisos. Mais casas e menos tuneis.
Fica aqui o manifesto, vota pepe

Friday, June 09, 2006

PENSAMIENTOSENTRANSICIÓN

Venho por este meio fazer publicidade ao blog dum roommate Juan Carlos. Ora aqui fica o blog: www.pensamientosentransicion.blogspot.com
O rapaz tem dois cursos e um mestrado em ciencia politica e comunicaçao politica, por isso adivinhem lá sobre o que fala o blog... Politica. Ja li um post e fica prometido ler os demais. Crise do Ocidente contra Iran é titulo do seu post. Nao concordo com muita parte do texto, mas enfim, a moda de atacar os EUA, fazendo parecer que os restantes paises sao santos, veio para ficar. Como uma vez li "A Europa é o tesouro e os E.U.A. o cofre". Nao ha que demonizar os EUA, como naçao podem e devem fazer melhor, mas o que fazem já nao esta nada mal. Como superpotencia inevitavelmente cometem erros que sao repercutidos a escala mundial, mas agora pergunto-vos eu.
E se a Super-potencia fosse a China (que proibiu recentemente os seus cidadaos de utilizar o Google que ja estava censurado) ou a Russia (que nas ultimas eleiçoes presidenciais o candidato que melhor estava colocado contra Putin foi condenado a 20 anos de prisao, nao se sabe bem com que acusaçao), nao me parece a mim que os EUA sejam assim tao maus e a vocês.
Fica o blog.
P.s. vou agora comprar o bilhete para ir uns diazinhos a Lx, matar saudades.
ORAL

Fiz a minha primeira oral. Voltemos atrás no tempo, terça feira, 6.6.06, aula de direito bancario y bursatil. Vira-se o professor no final da aula: "manaña entonces hacemos el examén a las dos y media", visto ter feito um exame nesse dia, pergunto ao prof. se podia fazer o exame na data normal (cabroes dos espanhois andam a adiantar as datas de todos os exames para irem todos para Eivissa mais cedo), ao que me responde que o que tinha sido decidido era fazer um unico exame e amanha. Pior que estragado, pergunto-lhe se dava para fazer um exame oral, ao que me responde "tá bem, fazemos sexta-feira na hora normal da aula e podes escolher o contrato bancario que quiseres". Todo contente chego a casa pergunto à Laura qual é o primeiro conttrato que lhe vem a mente diz-me que é o de conta-corrente, ora pois-esta-bem fica esse entao. Até a hora da oral só estudo esse contrato. Chega viernes, dia da oral.
Começa a oral, com a seguinte primeira pergunta:
"Caracteristicas do contrato de apertura de crédito"- Bujarda o Zunzunegui
" Mas que crl? este fdp nao me devia perguntar qual o contrato que eu escolhi. Bem que se fod.., contrato pelo qual a banca concede crédito ao cliente"- respondo eu.
" Dime lo que és un descuento"
" Mas o gajo ta parvo, cuenta curriente ò urso, é sobre isso que me deves perguntar"
Seguem-se mais duas ou três perguntas do arco da velha, às tantas viro-me pó duplo Z:
" Pero profesor habia entiendido que yo elegia un contrato y usted me haria preguntas sobre eso contrato" (traduçao simultanea em portugues: ò filha da pu.., mas tas a gozar comigo, pergunta lá mas é da merd.. do contrato conta-corrente antes que experimentes a furia tuga)
Responde-me o duplo z
" Pues no Pedro, lo que te habia dicho es que yo elegeria un contrato y solo haria preguntas sobre eso" (traduçao: olha o tuga armado em campeao, vê la se nao te corto uma orelha)
Por fim, terminada a oral, pergunto-lhe se passei ou nao. Ao que me responde que as notas so sairiam para a semana.
Pensamento do dia: tenho que fazer pelo menos uma cadeira para nao devolver o dinheiro de Erasmus.
MUNDIAL


Ao Juan a sorte bafejou
Rumo ao Mundial viajou
Quiçá verá EL PIBE


A sorte bafeja alguns, mas o pior é quando o seu bafo esta tao perto que quase o sentimos. E quase o senti quando o Juan me disse que no seu job (trabalha numa empresa yankee) tinha sido sorteado um bilhete V.I.P. para ver um jogo do mundial, mais precisamente Argentina-Costa do Marfim. A sorte bafejou o Juan e dos dois mil e quinhentos empregados, foi ele que ganhou o bilhete mágico. Foi vê-lo hoje todo contente com a mochila às costas, bilhete na mao, sem sitio para dormir em Hamburgo (local onde se realiza o jogo), mas com aquele espirito que por vezes me falta a mim e a amigos meus. Diz que se vir o Maradona se agarra a ele até os seguranças o expulsarem.
Dale Juan.
ESTUDAR COM UM FINLANDES


Meus amigos se algum dia um finlandes lhes perguntar se querem ir estudar com ele, fujam a mil pés. Reza a historia que um dia estava o pepe no seu dolce fare niente sentado em casa quando o seu compincha finlandes lhe pergunta se queria ir estudar com ele, no dia seguinte à biblioteca da Universidade Complutense de Medicina. Responde o tuga: "si, claro".
No dia seguinte as 7h45 da manha esta o cab.. do finlandes a bater na porta do meu quarto a dizer que já estavamos atrasados. O preguiçoso pepe teve que se levantar todo fodi.., pois nao ia mandar o finlandes pó crl embora essa ideia lhe tivesse passado pela cabeça nao poucas vezes. Tomado o banho la foi para a biblioteca às 8h45 da manha cheio de sono e resmungando todo o caminho. O pior é que só regressou a casa às 21h00, o sacrista do finlandes estuda 11 horas seguidas, enquanto eu lia o jornal, passeava pela biblioteca a ver os livros de medicinas, dormia debaixo de uma arvore para compensar o esforço, comprava um chocolate, etc. A nova pergunta do amigo estudante finlandes se eu queria ir também no dia seguinte estudar com ele seguiu-se um "pues és que hay mucho ruido en la biblioteca, me voy quedar en casa que estudio mejor".
Moral da historieta NAO ESTUDEM COM FINLANDESES
P.s: as casas-de-banho na faculdade de medicina sao mixtas, imaginem tar a regar as plantas e ter uma gaja boa nas horas ao teu lado, nao é pera doce.

Friday, June 02, 2006

ICH BIN EIN BELINER

A berlim eu fui
Com muita chuva á mistura
Pensava ir para lá estudar
Mas vi que isso nao ia dar



Fui a Berlim esta semana. Parti segunda-feira num aviao da easyjet rumo a Berlim Shonefeld. Como começar o relato? Bem numa frase dizer que Berlim é um poço de historia, misturado com uma movida de puta madre, onde um currywurst custa um euro e uma cola 80 cents. Berlim nao esta nada mal. Nao é bonita, 60% da cidade foi destruida devido aos bombardeamentos dos aliados. Mas os 40% que restam dao ideia de uma cidade imperial. Marcou a historia mundial do ultimo século. As guerras mundiais, o muro e a guerra fria tiveram todos o seu epicentro em Berlim. Merece sem duvida uma visita. É barata, mas quando digo barata, é porque é mesmo barata, eine currywurst unt eine cola (uma salsicha no pao e uma coca-cola) custa apenas 2 euros, um kebab 1 euro. Tem 700 discotecas, as ruas cheias de gente, tanto ou mais como em Madrid. A cidade parou ou regresou aos anos 60/70, só se ouve funky, musica rock punk dos anos 70 e o pessoal veste-se como a minha mae se vestia quando era nova. "The city of the eightys". Ao lado destes bares funky mistura-se uma discoteca house de seu nome Panorama, com um som que já nao ouvia faz alguns anos, minimalista. Uma batida pura e dura sem distorçoes, como passava no extinto Alcantara-Mar.
O interior do Metro parece dos anos setenta com cores alucinantes, so faltava o James Brown ao meu lado cantanto o get up.
Os berlinenses também têm praia, injectaram areia artificial no rio Spree e meteram uma piscina gigante e "ariopse"- praia alema.
De visita obrigatoria sao: A Strasse (rua) Unter den Linden que termina na Branderburg Tor, a igreja da memoria e inevitavelmente o Muro (another brick in the wall), se o "turi" ainda tiver tempo, uma saltada ao Museu Judeu fica bem. Sente-se que o povo alemao tem um peso de 6 milhoes de kilos nas costas que nao lhes permitem levantar pêlo. Toda a gente é simpatica. Nao da para perceber se cinicamente ou nao, mas o certo é que toda a gente é simpatica. Uma vez li que a diferença entre os franceses e os alemaes é que os franceses sao racistas nas palavras mas nao nos actos enquanto que o alemao é racista no sangue e nao na maneira que se comporta. Estupidez pura e dura, sem mais comentario. Para quem for a Berlim procure no muro a minha alcunha escrita "pepe was here", ainda gamei um pedacinho que estava no chao que guardo na minha casinha.
Mas a chuva, a chuva é insuportavel, nao sei como esses povos barbaros conseguem viver com tanta chuva, enfim.
Chus
SAUDADE


Nao sei bem porquê
A saudade ao meu cuore veio bater
Nao tenho vontade de aprender
Mas sim de conhecer



Nao sei de onde nem porquê, ontem veio-me uma saudade de Lisboa. Que raio! pensei para os meus botoes. Nao sei do quê, se da comida da minha mae, das historias dos meus irmaos, da minha pequena, dos meus amigos. Nao sei bem mas veio-me a saudade. Certo que ja nao meto os pés na minha ciudad faz 2 meses e nao menos certo que muita gente de erasmus começa a partir e começaram os exames. Principalmente acho que tenho saudades da praia. Nao tanto de ir a ela, mas saber que esta ali disponivel. A juntar-se a tudo isto acabo agora o curso. Vem-me ao pensamento um fato escuro com gravata, conversas inuteis e superfluas, levantar-me todos os dias às 7h30. A maior parte dos meus amigos, de forma inteligente chumbaram um ano e eu feito galifao tinha que tirar o curso em cinco anos. Ainda pensei uma escapatoria para Berlim, no fundo prolongar a vida do dolce-fare-niente, mas sou latino, a mim faz-me falta o sol. Berlim esta bem, mas só de visita, 5 minutos de sol e 5 horas de chuva nao é para a minha pessoa. Assim sendo o meu futuro proximo passa por Lisboa a tirar fotocopias e servir cafés em qualquer uma das sociedades de advogados da capital. Mas ainda somos jovens, temos tanta coisa por descobrir, ha um mundo que vive e que nao fazemos ideia enquanto estamos enfiados no rectangulo. Bem nao me vou alongar desesperando o leitor.
P.S: a unica coisa que nao tenho a minima saudade é da UCP, mais conhecida por Alcatraz.
P.S.2: esta-se a acabar o erasmus, os melhores 4 meses da minha vida. Dizer que este ultimo ano foi bombastico.
EXAMES


Muitas historias mirabolantes sobre exames tenho ouvido mas a de ontem foi a que até hoje bateu todas em riso. Estava tudo a conversar dizendo coisas como: na altura de exames todo o programa que passa na televisao é bom; já recebi mensagens de amigos dizendo que o livro se estava a rir dele dizendo-lhe mensagens subliminares como: nao vais conseguir ler-me, etc, etc. Às tantas o Juan vira-se : " épa uma vez estava a estudar e passa-me uma formiga pelo livro, pensei para comigo, que estranho, vou segui-la e nisto andei 1h30 perseguindo a formiga pela casa, vendo como interagia com as demais formigas". Pesrseguir uma formiga para nao estudar....